João Pedreiro

Formou-se como ator na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa em 1997.

Como bolseiro da fundação Oriente, estagia no Adishakti Laboratory em Pondicherry, na Índia, num estudo sobre o trabalho do ator indiano.

Como bolseiro do Ministério da Cultura Português, faz o estágio internacional Ecole des Maîtres, com orientação de Jean-Louis Martinelli em Itália, França e Bélgica.

Faz o curso internacional de Commedia dell’Arte com direção de António Fava em Reggio Emilia, Itália.

Entre 1991 e 1999 faz parte da Academia de Dança Antiga de Lisboa, especializando-se em danças medievais, barrocas e românticas.

No teatro trabalhou, em mais de 30 espetáculos, textos de William Shakespeare, Gil Vicente, Brecht, David Mamet, Goldoni, Kleist, Tcheckov, Timberlake Wertenbaker, Lídia Jorge, Luísa Costa Gomes, Freitas de Amaral, entre outros, tendo sido dirigido por vários encenadores, destacando, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo, Carlos Avilez, Maria Emília Correia, Ana Tamen, Luís Castro, Fraga, Jean-Louis Martinelli, Joana Craveiro, João Ricardo, Norberto Barroca e José Peixoto.

A partir de 2005 inicia a função de direção de Atores para séries e novelas da TVI, destacando a novela “Mulheres”, nomeada para o Emmy Internacional Award e a novela “Ouro Verde”, vencedora do mesmo prémio.

Neste período fez várias participações como ator em séries e novelas dos vários canais de televisão portugueses. Na novela “Valor da Vida”, interpreta o seu primeiro personagem do elenco fixo.