Manuela Couto é Adelaide em "ALMA E CORAÇÃO" | SIC

Sinopse
Alma e Coração é uma novela sobre a luta do bem contra o mal, num mundo realista, mas que não dispensa o fantástico. Uma história sobre a impossibilidade de fugirmos de quem somos e do nosso passado. Uma novela sobre a necessidade que temos de amar e ser amados. Mas também sobre o lado mais negro da natureza humana, o instinto de auto preservação, e o que conscientemente somos capazes de fazer uns aos outros por vingança.
 
Adelaide
É implacável nos negócios e imatura nas relações amorosas. Casou nova, grávida do primeiro filho, mas ele suicidou-se quando ela estava grávida de Maria do Carmo.
Está à frente da empresa do pai e é a ela e à fundação que dedica a maior parte do seu tempo. Embora tenham dinheiro, Adelaide não gosta de sentir que são vistos como novos-ricos e tenta entrar na elite cultural através da fundação.
É uma empresária implacável que, para além da expansão dos negócios, também se quer impor à força na elite da cidade.
A sua dedicação ao trabalho não é só voluntária. Desde que enviuvou nunca mais teve a oportunidade de viver um grande amor e tem medo que as pessoas se aproximem dela por interesse.
É uma mulher conservadora que desconfia que o filho João é gay, mas acha que esse escândalo não abonaria nada a favor da fama da família e os colocaria de vez fora da elite.
Adelaide teve, desde muito nova uma grande paixão por Fernando, mas nunca foi correspondida e acabou por esquecê-lo quando casou. Porém, o fascínio nunca diminuiu e sempre que o vê fica nervosa. Quando sabe que ele se divorciou de Margarida faz uma nova investida e é outra vez rejeitada.
Adelaide tem uma relação conflituosa com a filha Carmo, que faz tudo para a agradar, mas Adelaide sempre sentiu que a filha não estava à altura.
É muito próxima de João que é, claramente, o filho preferido. Tem estudos, estatuto e ter a sua própria clínica de cirurgia plástica seria o passo seguinte para elevar o nome da família. Quanto a Rodrigo, nunca teve mão nele. Foi um rapaz que fez o seu próprio caminho, sem ligar às convenções a que a mãe está presa.
Vai apaixonar-se por André, mas quererá manter a relação em segredo.
André maltrata-a e tem um enorme ascendente sobre ela: ele é manipulador e violento. Quanto pior ela está na sua vida pessoal, mais autoritária e impiedosa se torna na vida profissional. Mas não vai querer assumir publicamente a relação.
Objectivos: Ganhar mais dinheiro com a empresa, tornar a Sea Star numa empresa ainda mais lucrativa, encontrar o amor, esconder o segredo que mantém com a mãe. Esconder qualquer tipo de indício de que o filho João seja gay.
Características principais: Determinada, focada nos negócios, ambiciosa, implacável, exigente. Tem grandes ambições em termos sociais, quer que a sua família se torne numa família de bom nome e tradicional. Não gosta de ser nova-rica.