Sandra Santos em "TROIANAS" texto de Eurípides | Encenação de António Pires

(NAS RUÍNAS DO CONVENTO DO CARMO)

 

SINOPSE

TROIANAS de Eurípedes é hoje, como no século V A.C. quando foi escrita e representada, o grande lamento sobre a tragédia da Guerra e das suas consequências eternas: a destruição, a morte, a perda, a servidão, o exílio, a errância. Tróia foi invadida pelos exércitos gregos, conquistada, incendiada. Diante das suas muralhas em chamas, as troianas escravizadas e Hécuba, a sua Rainha, esperam ser levadas pelos seus novos senhores para a Grécia. Choram os seus mortos e o seu destino injusto. Helena, também cativa, será levada de novo a Esparta e continuará a reinar. Hécuba perdeu tudo: os filhos, o marido, o seu país. E é sobre a fundamental injustiça da guerra que os humanos cometem por motivos triviais que Eurípedes constrói a sua tragédia.

FICHA ARTÍSTICA

Texto: Eurípedes

Encenação António Pires

Tradução: Luísa Costa Gomes*

Interpretação: Maria Rueff, Alexandra Sargento, Sandra Santos, Vera Moura, João Barbosa, Hugo Mestre Amaro, Francisco Vistas e alunos finalistas da ACT-Escola de Actores: Álvaro Aragonez, André Vazão, Beatriz Garrucho, Carlota R. Marques, Carolina Azevedo, Carolina Lopes, Eva Fornelos, Gonçalo Pinto, Inês Gomes, Inês Mata, Inês Meira, Pedro Nunes, Rafael Costa Diaz e Rui Teixeira.

Música e Direcção Coral Luís Bragança Gil 
Cenografia: João Mendes Ribeiro
Figurinos: Luís Mesquita
Movimento: Paula Careto
Desenho de luz: Rui Seabra
Sonoplastia: Paulo Abelho
Caracterização: Ivan Coletti
Costureira: Rosário Balbi
Construção de Cenário: Fábio Paulo
Assistente de Iluminação: Cláudio Marto
Assistente de Som: Guilherme Alves
Ilustração: Joana Villaverde
Direcção de Cena e Legendagem: João Veloso
Spot de Vídeo: António Botelho
Fotografia de Cena: Luísa Ferreira
Comunicação: Maria João Moura
Coordenação de Produção: Ivan Coletti
Administração de Produção: Ana Bordalo
Produtor: Alexandre Oliveira


* a partir do original grego da edição crítica de David Kovacs, LOEB, 1999, e da tradução/dramaturgia grego-inglês de George Theodoridis, online, 2008

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Reservas e informações: 91 321 12 63 (15h00-19h00. A partir de 31 de Julho, na bilheteira instalada no Largo do Carmo (em frente ao Convento do Carmo), entre as 15h00 e as 20h00.

PREÇOS

Geral - 16€

PROMOTOR

Ar de Filmes